segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Perguntas Frequentes...


Lançamento da Plataforma


sexta-feira, 13 de novembro de 2009

Somando forças

A Sociedade Civil Organizada CONVIDA para que as ONGs, Movimentos Sociais, Redes e demais organismos relacionados integrem a PLATAFORMA NACIONAL DE ENFRENTAMENTO AO TRÁFICO DE PESSOAS NO BRASIL.
A sociedade civil organizada lançará, no dia 25 de novembro de 2009, por ocasião do VI Encontro Internacional de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas, de 25 a 27 de novembro, em São Paulo-Capital, a PLATAFORMA NACIONAL DE ENFRENTAMENTO AO TRÁFICO DE PESSOAS. Esta Plataforma é a apresentação formal e pública da atuação sistematizada da sociedade, com metas concretas para Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas, a partir de princípios, diretrizes e ações de prevenção, repressão e atendimento às vítimas. Sendo, portanto, um movimento gravado pelo traço da oficialidade, com a finalidade de agir de maneira que o reconhecimento público de seu papel seja alinhado à ocupação de outros espaços essenciais na esfera pública.
Acreditamos que o lançamento da Plataforma, no dia 25 de novembro, já contará com a adesão de 50 entidades e nosso objetivo é ter, nos próximos 12 meses, o número de 150 entidades envolvidas nesse movimento. Embora a PLATAFORMA já seja uma realidade para as entidades envolvidas em seu lançamento, é importante que outros movimentos sociais se apropriem da causa para que tenhamos uma maior repercussão e legitimidade.
A Plataforma Nacional de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas terá como objetivos: Elaboração das Agendas; Monitoramento da Políticas Públicas; e Intervenção nos processos decisórios para Efetivação das Estratégias para Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas.
Para atingir tais objetivos, serão desenvolvidas as seguintes ações:
1. Articulação dos diversos segmentos da sociedade civil com o fim de integração das ações voltadas à implementação de políticas públicas de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas;
2. Ocupação de espaço na esfera pública que possibilite o diálogo com os diversos órgãos que integram o Poder Público no âmbito Nacional, Regional, Estadual e Municipal e que garanta participação da Plataforma nos processos decisórios acerca do Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas;
3. Apoio e monitoramento da implementação das Políticas Públicas e dos Planos de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas no Brasil;
4. Envolvimento e fortalecimento das comunidades locais, fornecendo o suporte para a estruturação de Plataformas Regionais com o objetivo de surgimento ou de criação de redes sistêmicas de ação;
5. Promoção da visibilidade da problemática por meio de campanhas e mobilizações sócio-educativa de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas; e
6. Realização de programas de capacitação continuada para agentes públicos e privados.
A ADESÃO À PLATAFORMA É GRATUITA e deve ser feita por e-mail para ltazevedo@fundacaoorsa.org.br com o título ADESÃO À PLATAFORMA, contendo as informações: nome, endereço e telefone da instituição, bem como os contatos das pessoas de referência do local e um breve histórico do trabalho que é realizado.
VAMOS UNIR FORÇAS PARA COMBATER ESTA PROBLEMÁTICA TÃO GRAVE E COMPLEXA.
CONTAMOS COM O APOIO DE TODOS!!!

quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Previna-se e Proteja-se

Muitas pessoas respondem a anúncios de emprego em classificados de jornais sem saber que pode haver toda uma atividade criminosa por trás de ocupações aparentemente legítimas.
Alguns cuidados podem prevenir de se tornar vítima de tráfico:
  • Não aceite convites formulados por estranhos para trabalhar no Exterior.
  • Certifique-se da seriedade de agências de modelos e agências de emprego.
  • Não se entusiasme com serviços internacionais de promoção de casamentos ou agências de casamentos por correspondência.
  • Em hipótese alguma se desfaça de seu passaporte quando chegar ao seu lugar de destino.
  • Caso venha a trabalhar no Exterior, comunique o fato à Embaixada ou ao Consulado Brasileira no país.
  • Mantenha contatos com familiares e amigos que estão no Brasil enquanto permanece no Exterior.
  • Procure conhecer o máximo possível o idioma do país de destino.

O TRÁFICO DE PESSOAS É CRIME. DENUNCIE! 0800-990500 (Ligação Gratuita)

*Fonte: SMM (Serviço à Mulher Marginalizada)

O que é Tráfico de Pessoas?

*TRÁFICO DE PESSOAS é o recrutamento, transporte, alojamento ou acolhimento de pessoas em situação de altíssima vulnerabilidade, recorrendo a meios criminosos. Trata-se de um crime que atinge todos os países do mundo atual. As pessoas são traficadas para diversas finalidades, como exploração sexual, trabalho forçado, adoção ilegal ou remoção de órgãos.
Os alvos preferidos dos traficantes são as jovens mulheres, adolescentes e crianças. Quando um homem, uma mulher, um(a) adolescente ou uma criança são traficados, estes são vistos como mercadoria que se compra e vende, perdendo assim o seu valor humano que é imensurável.
Segundo a Organização Mundial da Saúde cerca de quatro milhões de pessoas são traficadas por ano no mundo movimentando neste período cerca de 12 bilhões de dólares, ficando entre as três atividades ilegais mais rentáveis, "perdendo" apenas para o tráfico de armas e "empatando" com o tráfico de drogas.

*Fonte: SMM - Serviço à Mulher Marginalizada.