quinta-feira, 15 de abril de 2010

Ações de Responsabilização

Em 09/04/10, no site da Adital, pudémos acompanhar as intervenções da polícia no combate ao tráfico de pessoas. Segue abaixo a reportágem na íntegra:

"PF e MPF investigam tráfico de pessoas no Noroeste Paulista

Tatiana Félix *
Adital

Em fevereiro deste ano, o Ministério Público Federal em Jales, na região noroeste do estado de São Paulo, denunciou quatro homens por tráfico de mulheres na região. As vítimas eram jovens mulheres que após aliciadas, eram transportadas até Portugal, para que fossem exploradas sexualmente na boate Palm Beach localizada em Figueira da Foz. Os casos teriam acontecido entre os anos 2000 e 2002. A investigação começou em Portugal através de denúncia feita entre 2000 e 2001. Com a intervenção da Interpol (Organização Internacional de Polícia Criminal) a Polícia Federal Brasileira foi acionada, e junto com o Ministério Público Federal iniciou investigação. Os quatro acusados no Brasil são Luiz Cláudio Pereira, Aldrolando Matos, conhecido como "Wando", Fabrício Alexandre dos Santos, o "Bibiu", e Cleber da Anunciação Alves. De acordo com a denúncia, a quadrilha contava com a colaboração da agência de turismo Albano’s Viagens e Turismo Ltda. (Ilha Solteira Turismo Ltda.), que era de propriedade de Carlos Roberto Gomes, morto em 2007, irmão de Luiz Cláudio, um dos aliciadores. Carlos Roberto seria o mandante da quadrilha.O proprietário da boate, José Manuel Ferreira Coimbra Barreira, já foi condenado pela justiça portuguesa a 4 anos e 9 meses de prisão pelo crime de tráfico de mulheres, em abril de 2004. Segundo o Procurador da República Thiago Lacerda Nobre, oito vítimas foram confirmadas e todas mencionaram o nome dos acusados, mas, de acordo com a investigação, há ainda outras pessoas envolvidas no esquema. "Segundo o inquérito pode ser de 15 a 16 meninas que foram vítimas da quadrilha, e há também o nome de outros aliciadores". Apesar de a agência de turismo, que facilitava a saída das vítimas do país, não existir mais, outros aliciadores podem continuar atuando na região. "Há indícios de que existam outros aliciadores, a Polícia Federal continua investigando o caso", informou o procurador. Ele disse que as vítimas tiveram papel decisivo na indicação dos acusados. Mas, este, não é o único caso de tráfico de pessoas em Jales. Segundo Thiago, há cerca de dois anos, um caso semelhante ocorreu, envolvendo travestis. A ação de quadrilhas na região, que alimentam a rede de tráfico humano, é facilitada pela situação de vulnerabilidade social apresentada pela população local. Segundo o procurador, "85% da população dessa região é de classe D e E". Ele observou que o noroeste do estado é uma região que apresenta concentração de riqueza, na mão de uma minoria de fazendeiros.Para enfrentar e prevenir o tráfico de pessoas em Jales e nas cidades vizinhas, Thiago disse que está planejando um evento para o segundo semestre deste ano, em parceria com poder público local e entidades da capital, São Paulo, que atuam no combate e prevenção ao crime. A ideia é desenvolver ações sociais e de conscientização com a população. "É preciso dar um tratamento preventivo e desenvolver ações sociais, porque o problema não é só criminal, mas, principalmente, social", enfatizou.
* Jornalista da Adital"

2 comentários:

  1. ha mais aliciadores sim!Portugal tem no CANADA ,uma especie de representante ANTONIO DO FORNO, que desde 1977 tinha uma AGENCIA DE VIAGENS aberta por onde passaram muitas das vitimas com documentos assinados pelo sr.FORNO que apesar de semi analfabeto tem a comoda categoria de NOTARIO PUBLICO o que lhe permite "autenticar" as vitimas atraves do Consulado e da Embaixada de Portugal no CANADA!isto passa-se no ONTARION, perto de DETROIT nos USA , para onde sao encaminhadas as vitimas com destinos varios!por isso Portugal alerta para quem viaja para os USA , mas nao o faz para quem viaja para o CANADA num jogo sujo e crimnoso , pois a porta aberta e a do CANADA , e so atravessar o rio DETROIT subornar um ou outro oficial da IMIGRACAO , e a carga passa dentro de camioes das industrias automobilisticas ou entao com os tais documentos do sr.FORNO!

    ResponderExcluir
  2. portugal tem tido grande envolvimento na venda de rapariguinhas brasileiras , e nao so , para os paises ricos!ao abrirem a porta aos cidadaos brasileiros em Portugal , o objectivo e por-lhes um passaporte da Uniao Europeia na mao para elas entrarem no Norte da america sem terem ideia do horror que as espera!e ninguem mais ouve falar delas , pensando que estao bem quando muitas vezes ja estao e mortas!
    ha um padre brasileiro em Chtman , no Ontario, canada, que faz visitas frequentes as prisoes de Mato Grosso!vai buscar criancas "para uma vida melhor"...enchendo os bolsos com dinheiro de sangue!

    ResponderExcluir